sábado, 4 de dezembro de 2010

Informação e as mídias eletrônicas

Durante o semestre, diversos temas foram tratados aqui, todos relacionados com a influencia das TICs no nosso cotidiano. A maneira como a tecnologia se incorporou e foi incorporada ao nosso modo de vida é muito forte. Estamos no processo evolutivo do "american way of life", sabe-se lá onde isso vai parar.

Mas estamos chegando aos extremos, novos transtornos e disturbios psicológicos surgiram nos ultimos anos, devido a dependencia dessas tecnologias. Passar um dia sem checar a caixa de emails, gera situações de stress. Qualquer pensamento precisa ser tuitado, blogado ou divulgado no facebook. Encontramos amigos na rua, e avisamos "te mandei um email". Uma pessoa esta "sumida", se nao encontramos ela nas redes sociais.
Não apenas incorporamos tudo isso no nosso cotidiano, também sofremos as consequencias diretas disto.
A verdade, é que toda essa virtualidade, que se torna mais real a cada dia, nos tornou interligados. Todos estamos navegando na mesma rede, utilizando as mesmas mídias, buscando os mesmo encontros que elas proporcionam.
Uma informação não está apenas em um lugar, e não existe apenas uma maneira de chegar até ela. A interconexão entre os diversos meios de comunicação distribuidos nas diferentes mídias é um fenômeno chamado Convergência Midiática.


A Convergência das Mídias é a interação e interconexão entre a imprensa, o rádio, a televisão, os telefones, os computadores e as tecnologias de rede. (...) é uma ligação harmoniosa dos chamados media tradicionais, num suporte digital, virtual, que é consubstanciado no suporte físico que é o computador pessoal, com a mais-valia da interatividade (MESQUITA, 1999).

Acredito que toda essa convergência traga muitas vantagens para o profissional da informação, existem mais possibilidades de consulta, busca e recuperação. Por outro lado, tantas possibilidades assim podem provocar ruído no processo de busca, é importante que o profissional tenha intimidade com as tecnologias, para usá-las a seu favor. Não apenas como uma ferramenta, mas uma ferramenta bem manejada.
É possível convergir as TICs e sistematizar o processo de busca e recuperação, facilitando assim a vida do usuário. Mas a circulação dos conteudos depende da participação dos consumidores. Ou seja, todos, o profissional da informação e o usuário devem se relacionar com e através destas tecnologias. É preciso que os consumidores destas mídias alimentem o processo de convergência, o que acabe sendo um processo natural quando se está em rede. Este fenômeno pode ser chamado de Cultura Participativa.
Com certeza esta convergência é um fenômeno natural, desencadeado pela interatividade que as midias digitais permitem. A própria evolução da comunicação traz novidades a cada hora, e elas se adaptam a determinada realidade, resolvendo questões, criando novas situações e mediando a informação entre o suporte e o usuário.



Referências

MESQUITA, João. Estudos sobre multimedia. Trabalho Individual para a cadeira de Medias Interactivos 1999. Disponível em: <http://www.citi.pt/estudos_multi/joao_mesquita/index.htm>. Acesso em 17 dez. 2010.

Briga de Redes

Vídeos que mostram a evolução do uso das redes sociais.
O grupo Tem Um Cara Nos Seguindo é um grupo de humor que nasceu no finalzinho de 2008.
Para saber mais, acesse:
http://www.temumcaranosseguindo.com/#252/vimeo