Consegui esta cadeira aos 45 do segundo tempo, nas últimas horas do ajuste.
Só vou poder cursa-la, pelo fato de ser EAD. Aliás, muita coisa hoje em dia só consigo fazer se for pela Internet.
Cada vez mais atividades, cada vez menos tempo disponível, cada vez mais tudo está online, e cada vez mais rápido. Mas isso faz parte de um processo inevitável. Mídias digitais são uma realidade. Conceitos como "moderno" e "nova tecnologia" já sao totalmente ultrapassados.
Porém, mesmo com todas as mudanças e inovações uma coisa não se alterou: a importãncia do Bibliotecário. Ele é o primeiro motor de busca da humanidade! O primeiro Google que surgiu.
Alias, futuramente seremos conhecidos como a primeira geração D.G. (Depois do Google), e seremos considerados atrasadíssimos, primitivos, quase selvagens.
Bibliotecário é uma das profissões mais antigas que existem, basta lembrar da Biblioteca de Alexandria, e outros exemplos do mundo antigo. As ferramentas de trabalho mudaram bastante, mas os objetivos não.
As cinco leis de Ranganathan ainda valem. O desafio, o nosso desafio, é correr atras de atualização constante, precisamos estar nas redes sociais, nos blogs, nos sites, nas bases de dados, em todas as mídias. E precisamos estar próximos do usuário, por isso mídias sociais.
Isso ajuda a explicar o nome do blog. Bibliotecários, sim, mas não tiazinhas de coque e óculos fundo de garrafa, com cheiro de mofo! Bibliotecários atuantes, antenados, militantes, participativos, inseridos nas redes!
Abaixo, videos que demonstram em números a velocidade da informação nos dias de hoje. Sim, ambos os vídeos estão no Moodle, mas fazer o que?
Nenhum comentário:
Postar um comentário