domingo, 22 de agosto de 2010

Twitter e Efeito Obama

É preciso estar inserido nas redes sociais. Orkut, Facebook, Twitter, Hi5, MySpace... um novo ambiente virtual a cada dia!
Inclusive existem redes específicas para o pessoal da Biblioteconomia e Ciencia da Informação, o http://biblio.ning.com, caso alguem queria conferir.
Ultimamente tenho ultilizado mais o Twiter. Já tinha o cadastro há tempos, mas não usava com freqüência, agora me tornei uma dependente. Preciso acompanhar todo dia. Não penso em largar, não conseguiria. Talvez peça ajuda em clínicas especialidas em desintoxicação informacional de redes. Mas só depois das eleições. Ele se tornou peça fundamental para quem pretende acompanhar cada movimentação na corrida eleitoral.
O twiter é uma ferramenta de micro blog, onde mensagens sao postadas, com número máximo de 140 caracteres. Com o avanço inevitável, agora é possivel postar imagens, com o twitpic e vídeos, com o twitvid, além de realizar transmissão ao vivo com o uso da ferramenta twitcam.



- Efeito Obama -


Nas eleiçoes para presidente dos EUA, em 2008, um candidato que iniciou a campanha sem muita projeção, e totalmente desconhecido dos eleitores, se tornou um fenomeno mundial, de proporções históricas, que ficou conhecido como "Efeito Obama".

A idéia de iniciar uma campanha humanitária no Twitter, foi muito criticada no início, inclusive ridicularizada por alguns. Mas o que aconteceu, foi que o candidato chegou em todas as redes, e em todos os grupos de eleitores, conseguiu entrar em contato com eles, se tornou próximo, humanizado.

Ao mesmo tempo que pouquíssimos eleitores estiveram próximos fisicamente do candidato, muitos se sentiram próximos de alguma maneira, afinal Obama respondia pelo twitter, divulgava a agenda, as atividades, para onde ia, suas propostas, e isso gerou interesse, principalmente nos jovens, sempre conectados nas mídias sociais.


Outro grande diferencial da campanha de Obama foi a inclusão do candidato ao Disaboom, rede social desconhecida aqui no Brasil, que integra pessoas com alguma limitação para se locomover. O resultado disso foi que pessoas com limitação física, que não tinham inteção de votar, fizeram questão de ir ás urnas para expressar sua preferencia pelo candidato. Dentre os 54 milhoes de norte americanos com deficiencia física, 57% optaram pelo atual presidente.


Obama Digital #obamadigital from Obama Digital on Vimeo.

- Twiter nas Eleições -


Hoje uma campanha afastada das redes sociais é incabível. Praticamente todos os candidatos tem um perfil cadastrado. Depois do Efeito Obama, até a Lei Eleitoral Brasileira sofreu efeitos. A Lei Eleitoral 12.034,  de setembro de 2009, amplia as possibilidade de uso da internet nas campanhas. Candidatos e eleitores podem fazer uso de blogs e redes sociais. Aquela medida que obrigava o candidato a manter um único site, registrado no Comitê Gestor com o domínio, é passado. Campanha paga, no entanto, ainda está proibida, graças ao bom senso.

Trata-se de um grande avanço. É admitir a importância das relações pessoais virtuais ou não, na formulação de opinião das pessoas. É admitir que as relações são dão tanto no mundo virtual quanto no real.
Mas também existe outro fator a considerar: "[...] são os indivíduos e os grupos informais - e não as organizações - que ganharam mais poder de influência nos debates públicos com a expansão do uso da internet." (SPYER, p.65)

Os efeitos do twiter vão depender das redes de relacionamento pessoais, e do grau de envolvimento/comprometimento dos usuários envolvidos. Uma campanha pode ser um sucesso, ou um fracasso absoluto.

Na política, a ferramenta de microblog é útil, pois promove debates entre eleitores e candidatos diretamente, entre eleitores e eleitores, e até entre candidatos e candidatos. As informações são disseminadas com muito mais velocidade, eventos são narradas minuto a minuto, inclusive registrados com fotos e vídeo , as agendas dos candidatos são divulgadas, as reuniões, comícios, mobilizações, prestação de contas... tudo é divulgado e espalhado com velocidade pela rede. Tuitar com o candidato, aproxima o eleitor. Isso é uma maneira nova de fazer política.


- Brasil 2010 - 


Nessas eleições estou acompanhando pelo twitter. Como a quantidade de informações divulgadas, é muito grande, estou utilizand o Tweet deck. É uma ferramenta que gerencia as tuitadas alheias, e as #tags mais citadas. Tudo fica separado por colunas, e uma mensagem aparece na tela cada vez que um assunto de interesse é citado na rede.

Com essa ferramenta consigo perceber quem sao os candidatos mais comentados, os mais criticados, os que mais interagem, e reafirmo o meu voto em determinada pessoa. Acompanho discussões sobre esse ou aquele candidato, ou eu mesma discuto com ele. Claro, não cheguei a travar um dialogo com o Plínio ou com a Dilma, mas com deputados estaduais sim. Com cabos eleitorais, com simpatizantes... e assim se disseminam a informação e as opiniões.

  

- Só pra constar -
 

Twitter chega a 20 bilhões de tweets publicados :

No dia 2 de agosto, o microblog chegou a marca do post número 20 bilhões.

- Acompanhe os candidatos -


@DILMABR tem 182.184 seguidores 

@joseserra_ tem 378.805 seguidores

@silva_marina tem 160.829 seguidores

@pliniodearruda tem 26.340 seguidores


Referências


SBARA, Rafael.Um balanço do Seminário Efeito Obama. Disponível em: <http://derepente.com.br/2009/10/17/um-balanco-do-seminario-efeito-obama/>. Acesso em 22 ago. 2010.


SPYER, Juliano; et.al. Tudo o que você precisa saber sobre twitter (você já aprendeu em uma mesa de bar): um guia prático para pessoas e organizações. Talk2. Disponível em: <http://guiadotwitter.talk2.com.br/arquivos/Manual_Twitter_3_MB.pdf>. Acesso em 22 ago. 2010.



Publicado em 22 ago. 2010.
Editado em 25 ago. 2010.

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