sábado, 4 de setembro de 2010

Blogs como fonte de informação



  NOS TEMPOS DA INTERNET: O USO DE BLOGS COMO FONTES INFORMACIONAIS 


A internet já ocupou seu espaço como fonte de informação, é um fenômeno impossível de ser barrado ou revertido, as informações circulam com velocidade nunca vista antes em toda a historia  da comunicação. Ainda por cima, conta com a vantagem da interatividade, do hipertexto, dos links, dos sistemas abertos, do compartilhamento, da gratuidade e facilidade de acesso. Dentro desse universo, os blogs destacam-se como as ferramentas mais democraticas de disponibilizaçao de informaçao na web. Segundo Alvim “[...] a blogsfera é um dos locais mais dinâmicos da rede, que mais produz e difunde conhecimento” (2008, p.3).
Qualquer um com acesso à internet pode criar um blog, basta ter conhecimento das ferramentas. E elas são muitas, aumentam a cada dia, tornam o blog mais interativo, mais acessível, mais interessante. Outras vantagens do uso de blogs são o custo zero de manutençao, e a facilidade de atualização.
Mas como toda fonte de informação - principalmente as virtuais - precisam de critérios de avaliação, com os blogs não seria diferente. Afinal, como já foi dito anteriormente, qualquer um pode se utilizar da ferramenta e divulgar o que bem entender, além do mais, só porque pode ser atualizada rapidamente, não quer dizer que isso acontece.
É importante avaliar que tipo de informação se busca, para definir os critérios de avaliação dos blogs. Alex Primo (2008) define os blogs em 4 gêneros principais: Pessoal, Grupal Profissional e Organizacional.
Blogs pessoais pertencem a um único autor, e seu objetivo é manifestar opiniões e interagir com os leitores. Grupais sao formados por pessoas, com um interesse em comum, mas sem a intenção de se mostar como um coletivo organizado. Profissionais são blogs individuais, mas com fim mercadológico, escrito por um especialista em determinada área, com reputação e credibilidade reconhecidas. Por fim, Organizacionais são formados por grupos que assinam como um coletivo, com um objetivo comum, e esforços conjuntos para alcança-lo.
Se preciso de uma informação científica, um blog profissional será mais indicado. Se quero coletar opiniões sobre determinado assunto, será melhor um blog coletivo ou pessoal, que tem caráter mais informal. Claro que esta relação não é estática, pelo contrário, algumas vezes a informação buscada pode ser encontrada em fontes que não seriam prioritárias na busca.

AVALIAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO NA INTERNET

A grande vantagem de buscar informação na internet tornou-se também o maior desafio: a quantidade e variedade de documentos com crescimento exponencial.
Se por um lado, podemos encontrar diversas opiniões de especialistas do mundo inteiro sobre determinado tema, também encontramos muito charlatanismo, e muita repetição. Existe muita, mas muita informação na web. Mas quantidade não é qualidade.
Outra dificuldade em relação às fontes de informação na internet, é a questão da longevidade. Um documento que está disponível num dia, pode não estar no outro. Vale lembrar que a norma da ABNT, a NBR 6023, referindo-se a documentos eletrônicos indica que seja informada a URL do site, e a data de acesso. Justamente por causa desse comportamento de permanência da informação em determinado local. Ainda sobre a lengevidade, uma informação em suporte eletrônico pode ser modificada diversas vezes, sem alteração do seu endereço. Por esses motivos, algumas fontes de informação online perdem um pouco a credibilidade.
Fica evidente a necessidade de filtros para recuperar informação que seja útil e que tenha bons índices de precisão e revocação. Esses filtros devem identificar o conteúdo, a atualização e a apresentação do documento.
Afinal, a web é um lugar livre, o os blogs são ferramentas que não permitem nenhum tipo de censura ou avaliação pré publicação. A liberdade de expressão impera.

E O PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO?

Justamente pela necessidade de encontrar informação útil, relevante, precisa e correta, justifica-se a necessidade de um profissional da informaçao qualificado. Apesar de sabermos que o formato eletronico “é o que já surgiu de melhor para o tratamento e recuperação da informação” (TOMAÉL, p.2), não existe perfeição. Nesse tão falado “mar” de informações, cada dia mais caótico, torna-se necessário um intermediário que sirva como canal entre o usuário e a satisfação de uma necessidade informacional.
Como é muito difícil, para qualquer indivíduo abordar com profundidade o mundo informativo, caótico da Web, necessitamos de intermediários, profissionais da informação, que com seus conhecimentos, nos façam surgir, do desordenado mundo dos recursos electrónicos, a informação filtrada do mundo virtual. (ALVIM, 2008, p.1)


Cabe a nós, profissionais da informação, pesquisadores, bibliotecários, arquivistas, museólogos, cientistas da informação, gestores da informação, fazer esse filtro. Muitos blogs tem informação precisa e relevante, basta saber avalia-los.

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Referências:

ALVIM, Luisa.Avaliação da qualidade de blogues: actas 9º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.Ponta Delgada, Açores : BAD, 2007. Disponível em: <http://badinfo.apbad.pt/Congresso9/COM105.pdf>. Acesso em 30 ago. 2010. 


PRIMO, Alex . Blogs e seus gêneros: Avaliação estatística dos 50 blogs mais populares em língua portuguesa. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2008, Natal. Anais, 2008.

TOMAÉL, Maria Inês; et.al. Avaliação de fontes de informação na internet: critérios de qualidade. Informação & Sociedade: Estudos. v.11, n.2, 2001. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/293/216>. Acesso em 30 ago. 2010.


Publicado em: 31 ago. 2010
Editado em: 12 set. 2010

Um comentário:

  1. Realmente há muito charlatanismo, mas acredito que o nível de competitividade na internet acaba exigindo um esforço cada vez maior do blogueiro: ou ele qualifica o seu serviço ou não irá prosperar com a mesma intensidade que um serviço de melhor qualidade.
    Comprometimento com a qualidade da informação e dedicação ao blog são essenciais para o sucesso, além da constante atualização (e este é um ponto estratégico em que o profissional da informação deve atuar).
    Abraços

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