Se há alguns anos atrás, um usuário precisasse de uma informação que foi divulgada em outro país, além dos custos de envio do exemplar do jornal, ou de uma cópia, era preciso saber exatamente que jornal publicou e quando, para dai entrar em contato com a editora, para que finalmente, o exemplar fosse enviado. Nesse meio tempo, semanas se passaram. Quando a informação chegar, não terá a mesma relevância.
Escolhi para analisar, o jornal El Pais, publicado no Uruguay. É publicado desde 1918, mas suas edições virtuais só podem ser acessadas a partir do ano 1995.
Logo na entrada do site, é possível visualizar as redes sociais que o portal participa.
Uma grande diferença entre a versão impressa e a versão on-line, é a interatividade. Existem vídeos, imagens coloridas, enquetes em tempo real, inclusive o espaço destinado a publicidade é carregado de vídeos e imagens que se alternam., e inclusive, atrapalham um pouco a leitura.
No dia de hoje, o jornal El Pais publicou a seguinte campanha, no dia internacional de Combate a Violência contra a mulher:
Violencia doméstica: una denuncia cada 35 minutos
Existe um vídeo, que pode ser assistido no site, e a convocação para que todos participem simbólicamente da campanha, amarrando
uma fita lilás no pulso.A matéria também apresenta estatísticas sobre crimes de violência doméstica e contra a mulher.
Esta data foi celebrada mundialmente, e o impacto disso é bem maior, quando se percebe que o mundo inteiro parou pra refletir sobre o tema no dia de hoje.
Não foi um ato isolado do El Pais uruguaio, a informação foi divulgada em grandes proporções. Deixa de ser um ato isolado, para se tornar coletivo.
Mais uma das vantagens de estarmos em rede.
Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário