segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Repositórios de vídeos

Repositórios de vídeos são sites que armazenam e disponibilizam vídeos. São ferramentas da web que permitem capturar, organizar, recuperar, baixar e visualizar vídeos.
Tornaram-se muito populares pois são fáceis de usar, gratuitos (na sua maioria), e atingem uma grande massa de usuários.


O YouTube foi fundado em fevereiro de 2005, e se tornou atualmente o maior e mais acessado repositório de vídeos existente. É possível assistir ou compartilhar vídeos pela internet através do site, celulares, blogs e e-mail.
Mas, por desrespeitar certas diretrizes do site, alguns vídeos são removidos. Cenas de sexo e nudez, apologia a violência, atos perigosos, cenas inapropriadas com crianças ou que violem os direitos autorais, são removidos. A equipe de YouTube revisa todos os dias os vídeos marcados pelos usuários como inapropriados.
Isso quer dizer que os vídeos não são simplesmente postados e divulgados sem critérios, existe um controle de conteúdo, e uma equipe responsávek por monitorar isto, mas esta equipe conta com o auxílio dos usuário, que irão denúnciar materiais com conteúdo inapropriado ou ofensivo.

 
Repositórios de Vídeos Educativos


A proposta da vídeo aula, não é nova. Desde os anos 80, com os vídeocassetes e fitas VHS, esse recurso já era utilizado por quem buscava alguma especialização, desde cursos técnicos, instrumentos musicais e conteúdo de vestibular.
O grande diferencial dos repósitórios de vídeos educativos da internet, é a facilidade de acesso e diversidade de material.

Existem diversos sites com essa proposta:


















 




YouTube EDU 


Já a ferramenta YouTube Edu só foi disponibilizada em 2009. É um subsite do YouTube que disponibiliza gratuitamente material educativo que inclui vídeos de aulas ministradas por profesores, novas pesquisas efetuadas e demonstrações de campus universitários.
Estão cadatradas no site mais de 300 universidades e faculdades, incluindo a Universidade de Cambridge, Yale, Stanford, MIT, Universidade de Chicago e os Institutos de Tecnologia da Índia. Para visualizar todas as intituições cadastradas, clique aqui. Isto significa acesso a informações especializadas, vindas diretamente das maiores universidades do mundo, necessitando para isso, apenas acesso a internet.
Atualmente, é possível acessar a cursos universitários em sete línguas, de 10 países diferentes, com mais de 350 cursos completos, e mais de 65.000 vídeos. E estes números, só tendem a aumentar.

Youtube EDU: aulas gratuitas de universidades americanas





Referências

GREENBERG, Obadiah.  More courses and more college: YouTube EDU turns one. Broadcasting Ourselves, March, 2010. Disponível em: <http://youtube-global.blogspot.com/2010/03/more-courses-and-more-colleges-youtube.html>.Acesso em: 04 dez. 2010.


YOUTUBE. Diretrizes da comunidade. Disponível em: <http://www.youtube.com/t/community_guidelines>. Acesso em: 04 dez. 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário